Rádio Câmara

Brasil em Debate

Como diminuir a taxa de evasão escolar no Ensino Médio?

27/04/2015 - 09h30

  • Como diminuir a taxa de evasão escolar no Ensino Médio? (bloco 1)

  • Como diminuir a taxa de evasão escolar no Ensino Médio? (bloco 2)

Reprodução/TV Câmara
dep. Alex Canziani e dep. Nilson Pinto
Alex Canziani e Nilson Pinto

Um dos maiores problemas do ensino no Brasil é o número de jovens que conseguem concluir o Ensino Médio. As dificuldades econômicas, o ritmo vertiginoso de games e smartphones e a má qualidade de escolas e professores deixam o Brasil numa posição crítica em relação à formação escolar de seus jovens.

Enquanto nos Estados Unidos, 89% dos jovens entre 18 e 24 anos terminam o Ensino Médio, aqui o número não chega a 38%. Dez milhões de jovens nessa faixa etária não estão nem matriculados em uma escola.

Vencer essa situação é um dos desafios do Governo Federal e também uma preocupação no Congresso. Em 2014, uma comissão especial elaborou uma proposta para mudar a situação do Ensino Médio. Entre as principais propostas estão a implantação do período integral, a flexibilização dos currículos e a possibilidade de optar pelo ensino profissionalizante.

O Brasil em Debate desta segunda-feira (27) discute essas propostas e o panorama atual da educação no Brasil com os deputados Alex Canziani (PTB-PR) e Nilson Pinto (PSDB-PA).

Apresentação - Vânia Alves

Se é um assunto que o país discute, esteja certo que ele vai estar no centro das atenções do Brasil em Debate

MAIS CONTEÚDO SOBRE