Rádio Câmara

Câmara Hoje

Câmara Hoje Manhã: confira os destaques do Congresso nesta quarta-feira

15/04/2015 - 11h49

  • Câmara Hoje Manhã: confira os destaques do Congresso nesta quarta-feira

O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi preso no início da manhã de hoje, em São Paulo. Na semana passada, Vaccari prestou depoimento à CPI da Petrobras e negou ter recebido propina de empresas contratadas pela estatal, como afirmaram delatores da Operação Lava Jato.

Nesta semana, o Plenário da Câmara começou a votar os destaques ao projeto da terceirização. O texto base da proposta foi aprovado na semana passada. Na sessão desta terça-feira, o Plenário decidiu que a ampliação da terceirização vai valer apenas para a iniciativa privada. As empresas públicas, as sociedades de economia mista e as subsidiárias ficaram de fora. Mas proposta ainda vem provocando protestos. Várias manifestações acontecem hoje em todo país.

Representantes de municípios estiveram na Câmara para reivindicar uma divisão mais justa dos recursos arrecadados com tributos. Eles participaram de audiência pública na comissão que analisa a revisão do chamado "pacto federativo”.

A comissão externa de deputados criada para acompanhar a mobilização dos caminhoneiros se reuniu com representantes do governo e do setor de transporte. O objetivo é procurar soluções para evitar nova greve, como a que ocorreu em fevereiro, quando foram bloqueados vários trechos das principais rodovias do país.

A comissão externa que acompanha a transposição do rio São Francisco ouviu os secretários de meio ambiente e recursos hídricos de três estados envolvidos – Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Os três destacaram a finalização das obras para solucionar a crise hídrica na região.

A comissão especial criada para analisar a proposta que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos se reúne hoje. Nesta semana, a Agência Câmara fez uma pesquisa com os deputados da comissão. 21 dos 27 parlamentares que integram a comissão especial defendem a redução da maioridade penal. E uma pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Data Folha aponta que 87% dos brasileiros entrevistados também são a favor da redução.

Confira os detalhes dessas e outras notícias nesta edição.

Apresentação – Adriana Marcondes e Lincoln Macário

Jornal produzido em parceria com a TV Câmara com informações sobre os principais fatos do dia na Câmara dos Deputados