Rádio Câmara

Com a Palavra

Momento O Eco: ambientalistas são contra reprodução de peixes-boi em cativeiro no Caribe

13/04/2015 - 12h57

  • Momento O Eco: ambientalistas são contra reprodução de peixes-boi em cativeiro no Caribe

Uma polêmica ronda o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e mobiliza especialistas. Trata-se da transferência de cinco peixes-bois-marinhos para Guadalupe, território da França no Caribe, onde serão usados em um programa de reprodução em cativeiro. Seus filhotes serão soltos na natureza.

Para especialistas brasileiros, a cooperação é um equívoco científico levanto à frente na marra pelo governo, movido por dificuldades financeiras e que trará maus resultados para a conservação da espécie.

Para o Instituto Chico Mendes, órgão brasileiro responsável pela parte técnica, o programa é uma contribuição do Brasil à conservação do peixe-boi no mundo.

Os cinco peixes-boi se chamam Netuno, Xuxa, Sereia, Marbela e Toquinho. Neste abril, eles serão transferidos do Centro de Mamíferos Aquáticos, em Itamaracá, Pernambuco, para o Parque Nacional de Guadalupe, onde se tornarão os primeiros do programa de reintrodução da espécie promovido pelo governo francês.

Há mais de cem anos os peixes-boi foram extintos na ilha caribenha.

Os especialistas brasileiros no animal dizem ter sido pegos de surpresa pela decisão, tomada em maio de 2014. Eles escreveram à ICMBio tentando argumentar contra o programa. Esperaram quase um ano, sem resposta.

A transferência dos animais é legal e está de acordo com tratados internacionais. No entanto, o argumento dos que estão contra é que a população brasileira tem genética diferente de outras populações de peixe-boi ainda existentes no Caribe, como Cuba e República Dominicana. Consideram que a mistura pode ser um desastre.

Por fim, eles ainda acusam o governo brasileiro de não ter uma contagem confiável do número de animais que restam no país, onde o peixe-boi é uma espécie em perigo de extinção.

Leia a reportagem completa, de Daniele Bragança, sobre o assunto.

Apresentação – Eduardo Pergurier

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.