Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: relator apresenta prioridades da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas para esta legislatura

13/04/2015 - 11h10

  • Salão Verde: relator apresenta prioridades da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas para esta legislatura

Preparar o Brasil para a Conferência Sobre o Clima – a COP-21, que vai acontecer na França, no final de novembro – e elaborar um diagnóstico das crises hídrica e energética no país são as prioridades definidas pela Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas para esta legislatura.

O colegiado foi criado pelo Congresso Nacional em 2008, com o objetivo de acompanhar as ações do governo para combater os impactos ambientais e socioeconômicos das alterações climáticas globais, entre elas, as metas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e dos índices de desmatamento na Amazônia.

Em entrevista ao Com a Palavra nesta segunda-feira (13), o deputado Sergio Souza, do PMDB do Paraná, novo relator do colegiado, antecipou o cronograma de trabalho da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas.

Entre as prioridades do grupo, o deputado destacou a intenção de garantir que o Brasil tenha uma legislação eficiente, que garanta metas climáticas para o país; e de organizar uma participação mais efetiva da comissão na COP-21.

Segundo Sergio Souza, a comissão pretende ampliar os debates sobre o assunto em audiências públicas em vários estados do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, onde as crises hídrica e energética estão sendo mais sentidas. Há também uma preocupação, segundo o deputado, de atender as reivindicações dos ambientalistas, que, até o momento, consideram frustrantes os resultados práticos das negociações ambientais internacionais.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.