Rádio Câmara

Com a Palavra

CCJ aprova cota para jovens nas eleições proporcionais

13/04/2015 - 10h59

  • CCJ aprova cota para jovens nas eleições proporcionais

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou cota para jovens nas eleições proporcionais, que é o sistema pelo qual são eleitos deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.

Pelo texto aprovado, cada partido ou coligação deverá ter, no mínimo, 30% de candidatos de cada sexo e, pelo menos, uma vaga para candidatos jovens com até 29 anos.

O projeto de lei, que altera as normas das eleições, ainda vai ser votado pelo Plenário da Câmara.

Para repercutir o impacto dessa proposta, esteve Com a Palavra nesta segunda-feira (13) o relator na CCJ, deputado Efraim Filho, do Democratas da Paraíba.

Para o deputado, a medida vai ampliar os quadros da juventude partidária que, segundo ele, muito tem a contribuir para um Parlamento mais eficiente. De acordo com Efraim Filho, a aceitação da proposta no colegiado foi imediata e a intenção é de que ela seja posta em votação no Plenário junto com outras medidas da reforma política, prevista para votação no fim do mês.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE