Rádio Câmara

Com a Palavra

Diretor da Aneel esclarece crise do setor elétrico e aumento na tarifa de energia

24/03/2015 - 09h43

  • Diretor da Aneel esclarece crise do setor elétrico e aumento na tarifa de energia

Os aumentos na tarifa de energia elétrica nos primeiros meses de 2015 chamaram a atenção da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara. Hoje (24) à tarde, será realizada uma audiência pública para ouvir explicações do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.

O primeiro reajuste da conta de luz este ano passou a valer desde o dia 1º de janeiro, com a cobrança de taxa extra devido ao uso das termelétricas, que produzem energia mais cara e são ativadas quando a produção mais barata das hidroelétricas não consegue abastecer o sistema.

O encontro foi solicitado pelo deputado Mauro Pereira, do PMDB gaúcho, que esteve Com a Palavra nesta segunda-feira, para repercutir a crise do setor elétrico e os aumentos da conta de energia. O parlamentar pediu a realização da audiência para que o diretor da agência reguladora esclareça dúvidas sobre a crise no setor e, consequentemente, o repasse dos custos para o consumidor. Segundo o deputado, no Rio Grande do Sul, nove cidades tiveram um aumento de 60% nas tarifas de energia.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Sérgio Duarte

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.