Rádio Câmara

Com a Palavra

Dilma envia ao Congresso pacote com medidas de combate a corrupção no país

19/03/2015 - 10h08

  • Dilma envia ao Congresso pacote com medidas de combate a corrupção no país

Pressionada pelos protestos que aconteceram no ultimo domingo no Brasil, a presidente Dilma Rousseff enviou nesta quarta-feira ao Congresso, um pacote de medidas anticorrupção.

Entre as principais propostas enviadas ao Legislativo, estão a que torna crime a prática de caixa 2 e o enriquecimento ilícito, o confisco de bens de agentes públicos que apresentarem ganhos acima dos rendimentos mensais, além da obrigatoriedade da ficha limpa para servidores públicos federais nomeados para cargos comissionados.

Dados negativos da organização de Transparência Internacional apontam que o Brasil ocupa a posição de número 69 no ranking que mede a percepção da corrupção nos países, entre 175 nações avaliadas. Outro levantamento, feito pelo Banco Mundial, indica que o Brasil perde anualmente mais de R$ 200 bilhões para a corrupção.

O líder do PSOL na Câmara, o deputado Chico Alencar, do Rio de Janeiro, está coletando assinaturas para recriar no Congresso a frente parlamentar de combate à corrupção. Segundo ele, existem em discussão cerca de 100 propostas de combate a corrupção que serão analisadas pela frente. No Com a Palavra, o parlamentar afirmou acreditar que situação e oposição vão falar a mesma língua quando começarem as discussões sobre as matérias do pacote anticorrupção do Executivo, já que todos são contra a corrupção.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.