Rádio Câmara

Com a Palavra

Defasagem na tabela do IR chega a 67%; projeto quer regularizar situação até 2024

16/03/2015 - 13h59

  • Defasagem na tabela do IR chega a 67%; projeto quer regularizar situação até 2024

Foi publicada no Diário Oficial da União, na semana passada, a medida provisória que prevê o reajuste progressivo de 6,5% na tabela do imposto de renda das pessoas físicas. Com a publicação, os contribuintes que ganham até R$ 1.903,98 ficarão isentos da dedução.

O percentual de reajuste do imposto foi motivo de divergência entre o Executivo e o Legislativo. O Palácio do Planalto defendia uma correção no patamar de 4,5%, mas acabou cedendo ao índice sugerido pelo Congresso.

De acordo com estudo do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), a defasagem na tabela do imposto de renda está atualmente em 67,88%, se comparado com o rendimento médio do contribuinte. Com o intuito de corrigir essa desproporção, um projeto de lei, apresentado em 2013, pretende regularizar a situação até o ano de 2024, com reajustes graduais de 5%, levando em consideração a variação do rendimento médio mensal.

Para repercutir o novo reajuste e a proposta de correção da tabela do Imposto de Renda que tramita na Câmara, esteve Com a Palavra... nesta segunda-feira um dos autores da projeto, deputado Vicente Cândido, do PT de São Paulo.

O deputado também comenta as manifestações de rua ocorridas em todo o Brasil neste domingo (15). Segundo ele, elas foram um recado ao Congresso e ao governo, cobrando medidas imediatas de combate à corrupção. Para Vicente Cândido, é preciso retomar o crescimento econômico e voltar a distribuir renda no país. Ouça a íntegra da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.