Rádio Câmara

Com a Palavra

Presidente do Conselho de Ética discute desafios do colegiado para o biênio

16/03/2015 - 12h58

  • Presidente do Conselho de Ética discute desafios do colegiado para o biênio

Em tempos de denúncia e investigação envolvendo membros do Parlamento no esquema de corrupção na Petrobras, deflagrado pela Operação Lava Jato, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara elegeu seu novo presidente na semana passada.

Com um mandato de dois anos pela frente, o deputado José Carlos Araújo, do PSD da Bahia, foi eleito por 13 votos a 8 e vai comandar pela terceira vez o colegiado responsável pelos processos disciplinares e de cassação de mandato dos parlamentares. Em entrevista ao Com a Palavra... o novo presidente repercutiu como devem ser encaminhados os trabalhos do conselho nos próximos anos.

Com a abertura dos inquéritos no Supremo Tribunal Federal envolvendo o nome de 22 deputados federais, por suspeita de participação nos desvios de recursos da estatal, a expectativa é que o Conselho de Ética da Casa tenha bastante trabalho nesse biênio.

Segundo José Carlos Araújo, é preciso aguardar para decidir ou não sobre a abertura de processos contra os parlamentares investigados pela Polícia Federal.

Na entrevista, o deputado também comenta as manifestações de rua ocorridas em todo o Brasil neste domingo. Segundo ele, o ato foi um grito de alerta que o governo precisa ouvir e uma demonstração de insatisfação, não só com a corrupção, mas, também, com a política econômica do governo.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.