Rádio Câmara

Com a Palavra

Publicado no Diário Oficial da União reajuste de 6,5% na tabela do IR das pessoas físicas

12/03/2015 - 11h24

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, a medida provisória que prevê o reajuste progressivo de 6,5% na tabela do imposto de renda das pessoas físicas. Com a publicação, os contribuintes que ganham até R$ 1.903,98, ficarão isentos da dedução.

O percentual de reajuste do imposto foi motivo de divergência entre o executivo e o legislativo. O Palácio do Planalto defendia uma correção no patamar de 4,5%, mas acabou cedendo ao índice sugerido pelo Congresso.

De acordo com estudo do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), a defasagem na tabela do imposto de renda está atualmente em 67,88%, se comparado com o rendimento médio do contribuinte. Com o intuito de corrigir essa desproporção, um projeto de lei, apresentado em 2013, pretende regularizar a situação até o ano de 2024, com reajustes graduais de 5%, levando em consideração a variação do rendimento médio mensal.

Apresentação — Lincon Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.