Rádio Câmara

Com a Palavra

Índice de homicídios de mulheres seria 10% maior sem a Lei Maria da Penha

06/03/2015 - 09h54

  • Índice de homicídios de mulheres seria 10% maior sem a Lei Maria da Penha

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo, 8 de março, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, divulgou, nesta semana, uma pesquisa que mostra o impacto da Lei Maria da Penha sobre o índice de homicídios de mulheres em decorrência da violência doméstica.
De acordo com o estudo "Avaliando a efetividade da Lei Maria da Penha", a projeção dos casos de assassinato de mulheres antes da sanção da lei, em 2006, crescia paralelamente com a de vítimas do sexo masculino. Com a implementação da norma legal, a morte de homens nos domicílios continuou crescendo, enquanto a de mulheres se manteve relativamente no mesmo patamar.

O estudo concluiu que, entre 2006 e 2011, o número de homicídios domésticos de mulheres seria 10% maior, caso a Lei Maria da Penha não tivesse sido sancionada.

Para discutir esse levantamento do Ipea e outros temas ligados às mulheres, esteve Com a Palavra... nesta sexta-feira a deputada Flávia Morais, do PDT de Goiás, coordenadora-adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Na entrevista, a parlamentar ressaltou a importância da lei para a redução de assassinatos de mulheres no país e apresentou as prioridades da bancada feminina para esta legislatura.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Márcio Salema

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.