Rádio Câmara

Câmara Hoje

Câmara Hoje 13h: confira os últimos destaques do Congresso

25/02/2015 - 14h22

  • Câmara Hoje 13h: confira os últimos destaques do Congresso

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro, se reuniu pela manhã com líderes de partidos de oposição e com representantes de centrais sindicais para discutir medidas provisórias enviadas pelo governo ao Congresso. As MPs alteram benefícios trabalhistas e previdenciários.

A votação da proposta de emenda à Constituição que eleva para 75 anos a aposentadoria compulsória de ministros de tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal deve ficar para a semana que vem.

A Frente Parlamentar Ambientalista se reuniu hoje (25) pela manhã com representantes indígenas. Eles são contra a proposta de emenda à Constituição (PEC 215) que transfere para o Congresso Nacional a prerrogativa de criar terras indígenas, de quilombolas e áreas de proteção ambiental. O deputado Sarney Filho, que coordena a frente ambientalista, busca um acordo antes mesmo da instalação da comissão especial que vai analisar a PEC.

A Frente Parlamentar da Segurança Pública foi relançada oficialmente nesta quarta-feira. O colegiado já conta com a adesão de quase 300 deputados de diversos partidos.

O próximo sábado, 28 de fevereiro, é o Dia Mundial das Doenças Raras. No Brasil, as chamadas doenças raras atingem cerca de 15 milhões de pessoas. Para marcar a data, a Câmara promove hoje o seminário "Viver com uma doença rara" e o slogan "Dia a dia de mãos dadas". Entenda um pouco mais sobre o tema na reportagem.

A Comissão Especial da Reforma Política fez nesta terça-feira a primeira reunião. Os deputados definiram um plano de trabalho e querem concluir as atividades da CPI até maio. Eles esperam que as mudanças sejam aprovadas pelo Plenário ainda no primeiro semestre deste ano, para que as alterações possam valer já nas eleições municipais do ano que vem.

Os líderes partidários se reúnem amanhã (25) para definir as indicações dos partidos para as presidências das 22 comissões permanentes da Casa. A ordem de escolha é definida com base na proporcionalidade dos blocos formados no dia da posse pelos 28 partidos com representação na Câmara.

A Polícia Militar conseguiu liberar ontem (25) à noite o acesso ao porto de Santos, interditado por caminhoneiros que protestam contra o preço dos combustíveis, dos pedágios e o baixo valor recebido pelo frete. Representantes de caminhoneiros vieram à Câmara pedir apoio às reivindicações da categoria.

Confira os detalhes dessas e outras notícias nesta edição do Câmara Hoje.

Apresentação - Adriana Marcondes e Lincoln Macário

Jornal produzido em parceria com a TV Câmara com informações sobre os principais fatos do dia na Câmara dos Deputados