Rádio Câmara

Câmara Hoje

Câmara Hoje 13h: confira os destaques do Congresso nesta semana

  • Câmara Hoje 13h: confira os destaques do Congresso nesta semana

Líderes da base aliada participaram de reunião com ministros no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (24), para discutir as medidas provisórias que alteram benefícios previdenciários. As MPs foram anunciadas pelo governo para economizar recursos públicos, mas enfrentam resistência na Câmara.

A semana de votações no Plenário da Câmara começa com pauta cheia. Aposentadoria compulsória, Estatuto da Pessoa com Deficiência, e mais transparência em parcerias de entidades publicas com organizações não governamentais são algumas das propostas que podem ser votadas.

Está marcada para a tarde de hoje (24) a primeira reunião da comissão especial sobre a reforma política. Os deputados devem definir o roteiro de trabalho, eleger o terceiro vice-presidente da comissão e votar os requerimentos que já foram apresentados. Para o relator da comissão, deputado Marcelo Castro, do PMDB do Piauí, o sistema eleitoral brasileiro favorece a corrupção e precisa ser mudado. Mas, segundo o relator, a reforma política só será possível se cada um dos partidos com representação no Congresso concordar em discutir e ceder.

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, deve criar nesta semana duas comissões especiais. Ele quer reabrir a discussão sobre o pacto federativo e a Lei de Licitações.

Na próxima quinta-feira (26) deve ser instalada na Câmara a comissão parlamentar de inquérito que vai investigar denúncias de corrupção na Petrobras. O líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani, do Rio de Janeiro, confirmou a indicação do deputado Hugo Motta, da Paraíba, para a presidência da CPI. Líderes do governo e da oposição debatem qual deve ser o período investigado pela comissão.

Em sessão conjunta de deputados e senadores, marcada para as 19 horas de hoje, o Congresso deve analisar quatro vetos presidenciais que trancam a pauta. E a forma como os vetos são analisados pelos parlamentares pode ser alterada.

Confira os detalhes dessas e de outras notícias nesta edição.

Apresentação – Adriana Marcondes e Lincoln Macário

Jornal produzido em parceria com a TV Câmara com informações sobre os principais fatos do dia na Câmara dos Deputados