Rádio Câmara

Com a Palavra

Proposta que coíbe falsas promessas de campanha está pronta para votação

11/02/2015 - 09h21

  • Proposta que coíbe falsas promessas de campanha está pronta para votação

Responsabilidade eleitoral
Nova lei evitará promessas eleitoreiras e exigirá mais responsabilidade dos candidatos

Já está pronta para votação em Plenário proposta de emenda à Constituição que tenta coibir as falsas promessas de campanha.

Pela proposta, chamada de Lei da Responsabilidade Eleitoral, os eleitos para os cargos dos Executivos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal vão ser obrigados a elaborar e cumprir um plano de metas construído com base nas propostas da campanha.

O sociólogo e cientista político do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Paulo Baía discutiu o tema nesta quarta-feira no Com a Palavra... Ele afirma que apenas advertir os prefeitos, governadores e presidente da República que não cumprirem as promessas de campanha não será suficiente, e acredita que os parlamentares devem endurecer as punições, instituindo, inclusive, a perda de mandato. Para Paulo Baía, a nova lei evitará que os candidatos prometam o que não podem cumprir, exigindo maior responsabilidade e compromisso para com os eleitores.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.