Rádio Câmara

Câmara Hoje

Câmara Hoje 13h: confira as notícias em destaque no Congresso

05/02/2015 - 13h22

  • Câmara Hoje 13h: confira as notícias em destaque no Congresso

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, leu em Plenário na manhã desta quinta-feira o ato de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras. 182 deputados assinaram o requerimento para criar a CPI.

A quinta-feira começou com sessão extraordinária para votação de temas que não geram polêmica, como acordos internacionais. Mas esta promete ser uma das últimas quintas-feiras lights na Câmara. Já que Eduardo Cunha anunciou um novo cronograma do Plenário – com votações às terças, quartas e quintas-feiras – que passará a valer após o carnaval, na semana seguinte à quarta-feira de cinzas.

O plenário vai se transformar em comissão geral para discutir a crise hídrica que afeta o país. O presidente Eduardo Cunha já acatou o pedido do PV e do Psol para realização do encontro, que deve reunir os maiores especialistas no assunto do Brasil. A data da comissão geral vai ser definida na próxima reunião de líderes, na terça-feira da semana que vem.

Entre os convidados para a comissão geral foram sugeridos representantes da Agência Nacional de Águas; da Secretaria de Recursos Hídricos de São Paulo; dos ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia; do Ibama; do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; da Rede Brasileira de Organismos de Bacia; do Ministério Público; do Tribunal de Contas da União; e de entidades da sociedade civil.

Nesta semana, o debate sobre o direito dos povos indígenas voltou à pauta da Câmara. 51 representantes dos Caiapós, índios do Pará e do Mato Grosso, passaram quase três dias na estrada. Quando chegaram a Brasília, foram recebidos pelo novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Confira esses e outros destaques nesta edição do Câmara Hoje.

Apresentação – Lincoln Macário

Jornal produzido em parceria com a TV Câmara com informações sobre os principais fatos do dia na Câmara dos Deputados