Participação Popular
Zoológicos e santuários ecológicos
26/01/2015 - 18h00
-
Zoológicos e santuários ecológicos

Segundo o Ibama, considera-se jardim zoológico qualquer coleção de animais silvestres mantidos vivos em cativeiro ou em semiliberdade e expostos à visitação pública. A existência de zoológicos é respaldada por lei federal e é dever desses espaços garantir o bem-estar dos animais. Os zoológicos devem abrigar somente animais que não podem mais ser reintroduzidos à natureza porque morreriam se lá estivessem. Mas no Brasil são poucos os zoológicos regulares. Alguns ainda capturam animais da natureza para pôr em jaulas, e por isso se discute em alguns segmentos da sociedade a extinção desses espaços. Será que o caminho é extinguir ou falta fiscalização para impedir as atividades ilegais? Os visitantes recebem educação ambiental, conforme previsto? O jardim zoológico é reflexo do egoísmo do ser humano?
O Participação Popular conversa com o analista ambiental da Divisão de Fiscalização da Fauna do Ibama, Roberto Cabral Borges, e com o veterinário especialista em animais silvestres Leonardo Paixão Batista. Por telefone, fala também com o Zander Fabio Alves da Costa, que é vereador em Goiânia. E o público participa diretamente do Jardim Zoológico de Brasília.
Há ainda a participação do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que é coordenador da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Animais, e da diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Vânia Nunes.
Apresentação - Fabricio Rocha