Câmara Hoje
Câmara Hoje 13h discute situação atual do ensino médio
-
Câmara Hoje 13h discute situação atual do ensino médio

O ensino médio é considerado o principal gargalo do sistema educacional brasileiro. 15% dos jovens com idade certa para frequentar esta etapa da educação básica nem chegam a se matricular. Dos que entram, metade abandona a escola.
O mais grave é a constatação de que o atual currículo não prepara os estudantes nem para o mercado de trabalho, nem para a educação superior. Quase 10 milhões de jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, não estudam e nem trabalham. E, no último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), sinal vermelho: mais de meio milhão de estudantes tiraram zero na redação, ou seja, ou não sabem se expressar por escrito ou nem tentaram.
Um projeto em discussão na Câmara quer adaptar o ensino médio brasileiro às necessidades do jovem e da sociedade. A principal mudança sugerida é que os alunos possam direcionar, já no ensino médio, as matérias que vão estudar de acordo com áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação profissional. Uma comissão especial da Câmara aprovou o projeto, que, agora, vai ser analisado pelo Plenário.
Saiba mais sobre o assunto nesta edição do Câmara Hoje.