Rádio Câmara

Com a Palavra

47 das 50 cidades mais violentas do mundo estão na América Latina, indica pesquisa

15/01/2015 - 10h09

  • 47 das 50 cidades mais violentas do mundo estão na América Latina, indica pesquisa

TV Câmara
Segurança pública - Geral - Violência
Estudo se baseou em dados oficiais e da imprensa, e considerou o número de homícios por ano em cada grupo de 100 mil habitantes

A América Latina detém um título mundial nada animador: 47 das 50 localidades mais violentas do planeta estão no continente. E mais: quase um terço dessas cidades fica no Brasil. Por aqui, Maceió ocupa o topo do ranking, seguido de Fortaleza, João Pessoa, Natal e Salvador.

A constatação é do Conselho Cidadão de Segurança Pública e de Justiça Penal do México e repercutida pela fundação norte-americana City Mayors, centro de estudos dedicado a temas urbanos. No ranking geral, pela terceira vez consecutiva, a campeã em criminalidade foi San Pedro Sula, em Honduras.

As exceções são Cidade do Cabo, na África do Sul, além das nortes-americanas Detroit e Nova Orleans. Caracas, capital da Venezuela, vem em segundo lugar. Maceió, capital alagoana, detém a quinta posição.

O critério para a elaboração da lista foi o número de homicídios registrados por ano em cada grupo de 100 mil habitantes.

Para repercutir o levantamento, esteve Com a Palavra... nesta quinta-feira (15) o especialista e pesquisador da área de segurança pública, da Universidade Católica de Brasília, Nelson Gonçalves. Segundo ele, os dados não surpreendem, pois repetem resultados de outros levantamentos. O pesquisador alerta, também, para o fato de a pesquisa se basear em dados oficiais e da imprensa, o que não a define exatamente como um estudo científico, podendo haver distorções.

Apresentação – Lincoln Macário e André Giusti

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.