Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado vai propor CPI para investigar fraudes na área da saúde

07/01/2015 - 10h29

  • Deputado vai propor CPI para investigar fraudes na área da saúde

TV CÂMARA
DESAFIOS PARA SAÚDE
Médicos envolvidos em esquema de corrupção estariam indicando cirurgias, muitas vezes, desnecessárias

O deputado Paulo Pimenta, do PT gaúcho, anunciou que, tão logo tenha início a nova legislatura, em fevereiro, vai coletar assinaturas para a criação de uma CPI com o objetivo de investigar a chamada “máfia das próteses”.

O parlamentar foi motivado por reportagem do Fantástico, veiculada no domingo passado, que mostrou uma indústria de liminares para autorizar a realização de cirurgias, muitas vezes desnecessárias, apenas para obrigar os pacientes a comprarem próteses, vendidas por empresas que pagam propinas a médicos.

Em geral, o esquema começa quando o paciente, depois de esperar pela cirurgia na fila da rede pública, é convencido pelo médico a recorrer a um advogado que, com orçamentos falsos e procedimentos superfaturados, entra na Justiça pedindo liminar que obrigue o governo a pagar o procedimento.

Para repercutir a criação da CPI para investigar o esquema, o Com a Palavra... entrevistou o deputado Paulo Pimenta. Segundo ele, além da “máfia das próteses”, uma série de outras irregularidades assola a área da saúde atualmente, lesando o cidadão, os planos de saúde e até mesmo o Estado. Esta realidade, para o deputado, justifica a necessidade de criação da CPI, que poderá contribuir significativamente para a melhoria do acesso e assistência à saúde do cidadão.

Apresentação – Lincoln Macário e André Giusti

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE