Rádio Câmara

Com a Palavra

Bancada ruralista não dificultará demarcação de terras indígenas, diz relator

16/12/2014 - 10h57

  • Bancada ruralista não dificultará demarcação de terras indígenas, diz relator

A comissão especial que analisa a proposta de emenda à Constituição que submete ao Congresso a decisão final sobre a demarcação de áreas indígenas pode votar, nos próximos dias, o parecer do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

A proposta original, do ex-deputado Almir Sá, inclui entre as atribuições exclusivas do Congresso Nacional a aprovação da demarcação das terras indígenas.

No parecer, o relator determina que a demarcação das terras indígenas seja feita por lei aprovada no Congresso Nacional, e não mais por meio de decreto do poder Executivo. O projeto de lei terá de ser de iniciativa do presidente da República.

O texto também prevê que a lei poderá estabelecer a permuta de áreas que, originalmente, caberiam aos indígenas.

Em entrevista ao Com a Palavra... o relator na comissão especial, deputado Osmar Serraglio, nega que a Câmara terá dificuldades em aprovar a demarcação de novas áreas indígenas pelo fato de a Casa ter uma grande bancada que defende os interesses do agronegócio.

Apresentação – Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.