Rádio Câmara

Com a Palavra

Momento O Eco: COP 20 discute acordo para substituir Protocolo de Quioto

15/12/2014 - 10h20

  • Momento O Eco: COP 20 discute acordo para substituir Protocolo de Quioto

Ontem, domingo (14), terminou em Lima, no Peru, a 20ª Conferência Mundial do Clima, a chamada COP 20. O mundo manteve o suspense e caminhou, com mais um passinho de bebê, em direção a um novo acordo global do clima, para substituir o Protocolo de Quioto, a partir de 2020.

Foi preciso encontrar um texto com o qual os governos de 196 concordassem. É o que se espera dessas conferências. É uma meta ambiciosa pedir que políticos preocupados com a próxima pesquisa de popularidade ou, no máximo, com a próxima eleição, tornem os combustíveis mais caros e sacrifiquem um pouco o padrão de vida hoje, para evitar os desdobramentos climáticos que ocorrerão ao longo do século. Mas, pagar esse preço, é a consequência de um novo acordo do clima, que precisa cortar emissões o suficiente para, segundo os cientistas, evitar que a terra se aqueça mais do que 2° Celsius até 2100 – um limite de aquecimento considerado aceitável.

O protocolo de Quioto, que vai vencer, exigia que apenas as nações consideradas industrializadas fizessem cortes de emissões. Isso não é mais suficiente. Pois, onde as emissões mais crescem, são nos países emergentes. O caso mais emblemático é o da China.

O principal avanço da COP 20, em Lima, foi combinar que todos os países, inclusive os países em desenvolvimento, apresentem metas de redução de emissões de gases do efeito estufa até junho de 2015. Em seguida, a ONU irá julgar se, no conjunto, essas ofertas satisfazem os cortes necessários para o planeta aquecer, no máximo, 2° Celsius.

Se tudo der certo, em dezembro de 2015, na COP 21, que será realizada em Paris, emergirá um novo acordo global do Clima. O local é estratégico. Se o encontro tiver sucesso, Paris produzirá um pouco mais de dióxido de carbono. Mas será das muitas garrafas de champanhe abertas pelos negociadores.

Apresentação – Eduardo Pergurier

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.