Rádio Câmara

Com a Palavra

Dúvida Legal: entenda o que é e como funciona a acareação

02/12/2014 - 12h08

  • Dúvida Legal: entenda o que é e como funciona a acareação

Acervo Câmara dos Deputados
acareação Cerveró Paulo Roberto Petrobras CPMI
Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa prestaram depoimentos divergentes, justificando acareação pela CPMI da Petrobras

Segundo o dicionário Aurélio, acarear é um verbo que significa pôr cara a cara, afrontar ou enfrentar. Prevista no Código de Processo Penal, a acareação coloca frente a frente aqueles que prestaram depoimentos de forma divergente.

Nesta terça, a CPMI da Petrobras vai promover a acareação entre os ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró, da área internacional, e Paulo Roberto Costa, da área de abastecimento, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.

Costa denunciou um esquema de propina nas diretorias da estatal para beneficiar PT, PMDB e PP com 3% do valor dos contratos com empreiteiras. Cerveró, que comandava uma das diretorias citadas, negou saber e participar de corrupção na estatal.

Para explicar como vai funcionar a acareação, marcada para as 14h30 de hoje (2), o quadro “Dúvida Legal” do Com a Palavra... convidou o advogado especialista em Direito Penal Euro Bento Maciel Filho. Confira o áudio da entrevista.

Apresentação – Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE