Rádio Câmara

Com a Palavra

Câmara realiza manifesto cultural em homenagem ao Dia do Samba

02/12/2014 - 10h08

  • Câmara realiza manifesto cultural em homenagem ao Dia do Samba

ST Samba pandeiro
Deputado Chico Alencar destacou ao Com a Palavra... importantes momentos e personagens do samba, símbolo da cultura brasileira

Hoje, 2 de dezembro, é o Dia Nacional do Samba. A data surgiu, há 52 anos, por iniciativa de um vereador baiano, Luiz Monteiro da Costa, para homenagear um dos maiores compositores brasileiros, Ary Barroso. Desde então, as comemorações do Dia do Samba, este ritmo que é uma identidade da cultura brasileira, passou a ser comemorado em todo país.

Seguindo esta tendência, o samba invade a Câmara dos Deputados nesta terça-feira. Para lembrar a data – e, também, para apoiar a proposta de emenda à Constituição (PEC 150/03), do deputado Paulo Rocha (PT-PA), que prevê repasse de verbas da União, dos estados e dos municípios para cultura –, a Casa vai realizar um manifesto cultural com a apresentação de vários grupos musicais.

Para repercutir a importância do Dia do Samba, esteve Com a Palavra... nesta manhã o deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Também historiador, o deputado relembra importantes momentos e personagens do Samba no país. Confira a entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE