Rádio Câmara

Com a Palavra

Cerca de um terço dos alimentos contêm agrotóxicos além do permitido

27/11/2014 - 10h12

  • Cerca de um terço dos alimentos contêm agrotóxicos além do permitido

Bernardo Hélio
Agrotóxicos
Dados indicam que o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos

Perigo à mesa. Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que 36% das amostras de alimentos analisadas em 2011, e 29% das amostras verificadas em 2012 continham agrotóxicos acima do limite permitido.

A preocupação com a saúde dos trabalhadores rurais e dos consumidores é tanta que a Comissão de Agricultura realiza nesta quinta-feira audiência pública para debater os problemas causados pelo uso excessivo de agrotóxicos.

Foram convidados representantes dos ministérios da Agricultura e da Saúde, da Anvisa, da Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag); da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); do Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Urologia.

Para repercutir o assunto, o Com a Palavra... entrevistou o autor do requerimento para a realização da audiência pública, deputado Zé Silva (SD-MG).

Estima-se que a média brasileira seja de cinco litros de veneno por habitante, por ano, o que faz do Brasil o maior consumidor de agrotóxicos do planeta. Para o deputado Zé Silva, é preciso maior controle na comercialização, mais informação ao trabalhador, e maior fiscalização do uso dos agrotóxicos no campo.

Apresentação – Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.