Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputada discute novas regras para exploração da biodiversidade genética nacional

11/11/2014 - 09h45

  • Deputada discute novas regras para exploração da biodiversidade genética nacional

Nesta terça-feira, o Plenário da câmara vai se transformar em comissão geral para debater as novas regras para exploração do patrimônio genético da biodiversidade brasileira.

Deputados, representantes do governo e especialistas de diversas áreas envolvidas vão se debruçar no projeto, de iniciativa do Executivo, que trata da convenção sobre diversidade biológica. O desafio é buscar uma solução para vários impasses que ainda persistem na negociação do texto.

Uma das polêmicas diz respeito às demandas de deputados ligados ao agronegócio e que conseguiram incluir as pesquisas da agropecuária no texto do substitutivo. A proposta encaminhada pelo governo excluía a agricultura, que continuaria sendo regulamentada pela Medida Provisória 2.186/01.

Agora, o texto em discussão já inclui a pesquisa com produção de sementes e melhoramento de raças e revoga de vez a medida provisória de 2001. A deputada que pediu a realização da comissão geral e tem conduzido as negociações também com cientistas e agricultores familiares, Luciana Santos (PCdoB-PE), foi uma das convidadas do Com a Palavra... de hoje. Confira a íntegra da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Luiz Cláudio Canuto

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.