Rádio Câmara

Com a Palavra

Desperdício dos recursos da educação no Brasil chega a quase 50%

10/11/2014 - 10h44

  • Desperdício dos recursos da educação no Brasil chega a quase 50%

“Repensando a educação brasileira – o que fazer para transformar nossas escolas”. Esse é o novo livro do educador João Batista Oliveira, que é fundador e presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB), organização não governamental criada, em 2006, para atuar junto à rede pública de ensino com foco na alfabetização das crianças e nos programas voltados para pré-escola.

O livro analisa desde a inadequação dos cursos de formação de professores até o modelo de financiamento e o desperdício dos recursos da educação que, segundo o autor da publicação, chega a quase 50%.

Em entrevista ao Com a Palavra..., João Batista Oliveira comentou pontos do seu livro. Entre outros pontos, a publicação explica que, segundo o ranking internacional de educação, o Pisa, o Brasil está na posição 57 (entre 65 países). Os alunos brasileiros não alcançam o nível 2 de desempenho na avaliação, que tem o nível 6 como teto. Confira a íntegra da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Luiz Cláudio Canuto

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.