Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: estudo propõe ações para enfrentamento da crise hídrica em São Paulo

03/11/2014 - 10h42

  • Salão Verde: estudo propõe ações para enfrentamento da crise hídrica em São Paulo

O Instituto Socioambiental (ISA) propôs 196 ações de curto, médio e longo prazos para enfrentar a grave crise hídrica que vive o estado de São Paulo. Mais de 60 municípios enfrentam a falta de água e o racionamento já atinge milhões de pessoas.

No ano passado, o ISA deu início ao Projeto água@sp, com o objetivo de mapear propostas que possam contribuir para lidar com a crise da água em São Paulo. O mapeamento foi realizado em parceria com a organização Cidade Democrática e contou com o apoio de 23 instituições, incluindo associações comunitárias, ONGs locais e algumas das mais importantes organizações ambientais do mundo.

Segundo o estudo do ISA, a crise da água no estado paulista pode ser atribuída a um conjunto de fatores, entre eles a ênfase dos governos na retirada de mais água de rios e mananciais, em vez do uso racional do recurso.

Entre as sugestões encaminhadas estão: ampliar a comunicação governo-sociedade para a importância da economia de água; iniciar a recuperação dos mananciais comprometidos com o desmatamento e a poluição das fontes; a construção de cisternas e mais transparência na gestão da água.

Marussia Whatly, coordenadora do projeto Água São Paulo, do Instituto Socioambiental, apresentou detalhes da iniciativa em entrevista ao Com a Palavra...

Apresentação – Elisabel Ferriche e Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.