Rádio Câmara

Com a Palavra

Novembro Azul: câncer de próstata atinge um a cada seis homens no Brasil

03/11/2014 - 09h27

  • Novembro Azul: câncer de próstata atinge um a cada seis homens no Brasil

Depois do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama, agora, é a vez do Novembro Azul, movimento conhecido mundialmente com objetivo de chamar a atenção para a saúde do homem, em especial para o câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é a segunda doença mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, neste ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados no país.

Apesar dos dados preocupantes, quase metade dos brasileiros nunca foram ao urologista. Esse fato se deve, em parte, ao preconceito masculino em relação ao exame de toque que detecta a doença.

Para discutir o assunto e comentar a importância do Novembro Azul – que surgiu na Austrália, em 2003 – o Com a Palavra... entrevistou o diretor da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e um dos coordenadores das ações do movimento em Brasília, Aguinaldo Nardi. Segundo ele, ainda há dificuldade de se realizar o exame de próstata pelo SUS, mas ele é imprescindível após os 50 anos de idade. A doença não apresenta sintomas, mas tem 90% de cura se diagnosticada a tempo.

Confira o áudio da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Luiz Cláudio Canuto

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE