Rádio Câmara

Com a Palavra

Anemia falciforme é discutida na Câmara, deputado diz que ações precisam ser integradas

30/10/2014 - 11h47

  • Anemia falciforme é discutida na Câmara, deputado diz que ações precisam ser integradas

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realiza, nesta quinta (30), audiência pública sobre anemia falciforme, doença genética e hereditária, predominante na população negra.

Os sintomas da doença vão desde a anemia até o comprometimento da circulação do sangue, além de dores. Quem sofre da doença está mais sujeito a infecções. E se não receber tratamento adequado, pode até morrer.

Os debates vão contar com as participações de representantes do ministério da Saúde; da Associação Brasiliense de Pessoas com Doenças Falciformes e do Centro Infantil Boldirini, de Campinas, no interior paulista.

Um dos autores do requerimento, deputado Jorge Silva, do Pros Capixaba, que também é médico fala da necessidade de os pediatras serem orientados para que a doença seja diagnosticada precocemente. “Muitos pacientes descobrem que tem a doença quando ela já está em estágio avançado”. O deputado sinaliza também a falta de organização. Segundo ele ações do governo federal precisam chegar aos Estados e Municípios. “A integração precisa existir para que essas pessoas sejam atendidas”.

Apresentação - Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.