Com a Palavra
Cientista político defende plebiscito para reforma política
28/10/2014 - 10h38
-
Cientista político defende plebiscito para reforma política
A reforma política está entre as prioridades da presidente Dilma Rousseff, reeleita para mais quatro anos como chefe do executivo.
O compromisso por mudanças no sistema político brasileiro foi feito no discurso da vitória, em Brasília. Segundo a presidente, o caminho para dar força e legitimidade ao tema é realização de um plebiscito.
O cientista político e doutor em sociologia, Murilo Aragão, afirma que o Plebiscito ou Referendo são ideias forças que mobilizam o debate.
Para ele a discussão não pode ser sequestrada apenas pelos políticos mas tem que ter participação da sociedade. "O essencial é que haja uma negociação para se chegar a temas básicos".
Segundo Murilo os debates realizados na Câmara foram válidos e precisam ser aproveitados; e já existe um consenso em torno de algumas propostas. "A decisão política foi feita, é preciso avançar com o tema", pondera.
Mas ele diz que o Congresso precisa aceitar a necessidade de um debate mais amplo sobre a reforma política. "O debate precisa ser levado para um nível mais alto da sociedade".
O cientista comenta ainda sobre o medo de políticos perderem nessa proposta. "Ninguém quer perder por isso a dificuldade em se colocar pontos para serem analisados, como o voto distrital misto"
Murilo Aragão lança, na tarde desta terça (28), no Salão Nobre da Câmara, o livro: Reforma Política: o Debate Inadiável.
Apresentação - Lincoln Macário e Elisabel Ferriche