Rádio Câmara

Com a Palavra

A partir de 2017, o produtor não inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR) não poderá obter crédito agrícola

27/10/2014 - 10h17

  • A partir de 2017, o produtor não inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR) não poderá obter crédito agrícola

Reprodução/TV Câmara
VT cadastro rural
O CAR é um dos principais mecanismos previstos no Código Florestal
Cerca de 500 mil propriedades rurais ou posses já estão inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), em vigor no País desde maio deste ano. Esse número parece grande, mas essa adesão é de menos de 10% do total das propriedades que devem se inscrever.

O CAR é um dos principais mecanismos previstos no Código Florestal, uma plataforma eletrônica estratégica que vai integrar um sistema de dados para auxiliar no controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico das propriedades. A ideia é combater ao desmatamento das florestas e áreas de vegetação nativa.

Roberta Del Giudice, do Departamento de Regualão e Relações, da BV-Rio, declara que os estados precisam se esforçar para que se promova um maior número de cadastramentos. "Alguns estados ainda estão com sistemas estaduais diferentes do sistema da união. Às vezes as pessoas entram no sistema e não conseguem acessar tão rapidamente" — explica.

Na opinião de Roberta Del Giudice, falta uma maior divulgação do CAR por parte do governo federal. "O CAR é necessário para todos os produtores rurais, mesmo para quem tem reserva legal. A partir de 2017, nenhum produtor rural pode acessar crédito agrícola se não estiver cadastrado".
 

Apresentação — Lincol Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.