Rádio Câmara

Eleições 2014

Abaixo-assinado pede plebiscito para constituinte por reforma política

14/10/2014 - 21h56

  • Abaixo-assinado pede plebiscito para constituinte por reforma política

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta terça-feira abaixo-assinado pela realização de plebiscito para consulta à população sobre a criação de uma assembleia constituinte para a reforma política.

O documento, contendo sete milhões e meio de assinaturas, foi organizado pelo movimento Plebiscito Constituinte que reuniu 480 entidades e partidos.

O objetivo do movimento é pressionar os parlamentares para que aprovem um projeto de decreto legislativo convocando o plebiscito sobre o tema.

Henrique Eduardo Alves disse que o período eleitoral não é o momento mais adequado para discutir a reforma política, e que o tema já deveria ter sido resolvido.

"Já passou muito esse momento, já deveríamos ter feito a Reforma Política, não fizemos. Essa mea culpa todos nós temos que assumir que essa Casa já deveria ter votado sim uma Reforma Política, eu tentei, mas não consegui. Mas, é uma prioridade dessa Casa logo, logo e as sugestões que vierem de forma ordeira, democrática e respeitosa tem o direito e eu tenho o dever de recebê-los."

Um dos coordenadores da Campanha do Plebiscito Constituinte, Ricardo Gebrim, explicou que a consulta popular, feita pela Internet, perguntava se a pessoa era a favor ou contra a realização de um assembleia constituinte para discutir a reforma política.

"97% dos participantes aprovaram a realização da constituinte e agora nós estamos fazendo a entrega aos Três Poderes."

O documento também foi entregue à presidente Dilma Rousseff e ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. A Assembleia Constituinte é um mecanismo representativo e democrático para a reforma total ou parcial da constituição.

Notícias sobre as votações em todo o país