Rádio Câmara

Com a Palavra

Eleitor brasileiro é o mais engajado nas redes sociais

08/10/2014 - 11h00

  • Eleitor brasileiro é o mais engajado nas redes sociais

TV CÂMARA
INTERNET E SOCIEDADE
Mais de 5 milhões de pessoas declararam, pelo Facebook, ter votado nas eleições 2014
Ainda faltam duas semanas para acabar as eleições deste ano e o Brasil já ganhou um título: o primeiro turno das eleições brasileiras já entrou para a história como o processo eleitoral mais comentado no mundo no Facebook.

Segundo dados da rede social, desde o começo da campanha eleitoral, em 5 de julho, 320 milhões de interações sobre a corrida às urnas foram feitas até sábado, um dia antes da festa da democracia.

Os números superam a eleição da Índia, realizada em maio passado, e que colecionou 227 milhões de interações. A estatística brasileira é ainda mais impressionante pela vantagem da Índia em relação ao Brasil no Facebook: por aqui, são 89 milhões de usuários únicos mensais, enquanto na Índia são 100 milhões.

Para repercutir o engajamento político nas redes sociais, o Com a Palavra... entrevistou a diretora de comunicação do Facebook Brasil, Camila Fusco.

Curiosidades

  • Pelo Facebook, 5,25 milhões de pessoas declararam ter votado nas eleições 2014. Elas fizeram isso por meio do botão "Eu votei", desenvolvido especialmente para o dia da votação e exibido somente para o Facebook para celular.
  • Todos os dias, 39 milhões de brasileiros usam o Facebook no celular.
  • 1 em cada 4 brasileiros que viram o botão, clicaram.
  • Mensalmente, 89 milhões de brasileiros acessam o Facebook.
  • Entre os brasileiros cadastrados na plataforma, 68 milhões de pessoas acessam o Facebook por meio de dispositivos móveis a cada mês.
  • Os brasileiros passam cerca de 13 horas por mês conectados ao Facebook, segundo dados da Comscore (pesquisa Brazil Digital Future in Focus 2014), mais do que qualquer país na América Latina.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.