Rádio Câmara

Eleições 2014

Taxa de abstenção fica em torno de 20% no primeiro turno

  • Taxa de abstenção fica em torno de 20% no primeiro turno

O número de eleitores que deixaram de votar neste domingo chegou próximo de 28 milhões, cerca de 20% do total, o maior percentual desde 2002. No comparativo com as últimas eleições gerais, em 2010, houve um aumento de pouco mais de 2 milhões de eleitores que deixaram de ir às urnas. Em 2010, pouco mais 18% dos eleitores não votaram.

Os estados com maior abstenção foram o Maranhão e a Bahia, ambos com mais de 23% dos eleitores longe das urnas. A menor abstenção foi no Distrito Federal, onde apenas 11% dos eleitores não compareceram aos locais de votação.

Em países com o voto facultativo, como o Chile, o índice de abstenção é bem maior. No segundo turno das últimas eleições presidenciais, em 2013, menos de 40% dos chilenos foram às urnas. Já na Argentina, onde o voto é obrigatório, a abstenção chegou a 21% nas últimas eleições presidenciais, em 2011.

Os votos nulos reverteram o indicativo de queda das últimas eleições e chegaram a quase 6% do total. Já a votação em branco atingiu o maior percentual das últimas quatro eleições, próximo a 4%, mais de 4 milhões de eleitores.

Notícias sobre as votações em todo o país

MAIS CONTEÚDO SOBRE