Rádio Câmara

Feijoada Completa

Lei Rouanet: avanços e insatisfações com o mecanismo de incentivo à cultura

27/09/2014 - 09h00

  • Lei Rouanet: avanços e insatisfações com o mecanismo de incentivo à cultura (bloco 1)

  • Bolso do Cidadão: desistência do contrato de compra e venda de imóvel na planta (bloco 2)

  • Dublagem no cinema e na TV: mercado profissional e um pouco de história (bloco 3)

  • Caldo Cultural: Entrevista especial com o ator, dublador e comediante Orlando Drummond, o dono da voz do Scooby-doo! (bloco 4)

Sancionada em 1991, a lei federal de incentivo à cultura, conhecida como Lei Rouanet, foi um avanço importante para o fomento do setor cultural brasileiro. Mas, será que, depois de mais de duas décadas, ela continua atendendo aos anseios dos artistas e produtores? A Lei Rouanet precisa ser aprimorada? Quais são as insatisfações e expectativas da classe artística? Por que quase 80% dos projetos beneficiados pela lei estão na região sudeste do país? O que esperar na próxima legislatura?

 No programa Feijoada Completa desta semana, procuramos responder a alguns desses questionamentos. Ouvimos o deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), autor da Lei 4085/12 que altera a Lei Rouanet; Nivaldo Honório da Silva, diretor do Sindcine - entidade que representa os trabalhadores da indústria cinematográfica; e Ronaldo Gomes, Coordenador do Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura na Funarte - Fundação Nacional de Artes.

Apresentação: Edson Júnior e Patrícia Roedel

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h30