Rádio Câmara

Com a Palavra

Termina hoje o 11º Parlamento Jovem Brasileiro

26/09/2014 - 12h27

  • Termina hoje o 11º Parlamento Jovem Brasileiro

A Câmara dos Deputados encerra hoje (26) a 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Durante uma semana, 78 estudantes do ensino médio com idade entre 16 e 22 anos participaram do programa, que simula a rotina de trabalho de um deputado federal.

Os alunos que vivenciaram essa experiência no Legislativo foram selecionados entre 2.079 estudantes de todo o Brasil. Cada parlamentar jovem teve que apresentar um projeto de lei. As propostas foram analisadas por eles nas comissões temáticas e, as aprovadas, foram votadas em Plenário nesta sexta-feira (26).

Após o encerramento do programa, todas as propostas apresentadas pelos estudantes serão encaminhadas para as comissões da Câmara, entre as quais está a Comissão de Legislação Participativa. Na CLP, os projetos passam a compor um banco de ideias. E é a partir desse banco que muitos deputados criam suas propostas. Atualmente, vários projetos inspirados nas ideias apresentadas pelos estudantes tramitam na Câmara.

Hoje, o Com a Palavra... conversou com dois desses jovens deputados: Carlos Henrique dos Santos, de Mato Grosso do Sul, que leu o juramento de posse dos estudantes selecionados, e a estudante da cidade paulista de Taubaté, Tamyres Cristina Fim. Também participou do bate-papo a coordenadora dos trabalhos legislativos desta edição do Parlamento Jovem, Sara Santos.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Luiz Cláudio Canuto

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE