Rádio Câmara

Com a Palavra

33% das mortes no Brasil estão relacionadas ao coração

16/09/2014 - 10h58

  • 33% das mortes no Brasil estão relacionadas ao coração

TV Câmara
Saúde - Médicos - Plano de saúde - Ato médico 150x92

Setembro, mês em que se comemora o Dia Mundial do Coração, foi eleito o mês para conscientizar a população sobre as doenças cardíacas que, em 2010, foram responsáveis por 30% das mortes no mundo.

A campanha nacional "Setembro Vermelho" é uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, que, durante todo este mês, está promovendo ações em várias partes do país para chamar atenção dos brasileiros para a saúde do coração.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as estatísticas são alarmantes. A cada minuto morre alguém no mundo decorrente de doenças cardiovasculares. No Brasil, 33% das mortes estão relacionadas ao coração.

Em entrevista ao Com a Palavra, o cardiologista Marcelo Sampaio, chefe do ambulatório de biologia molecular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e integrante do Conselho Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, afirma que estamos vivendo atualmente uma verdadeira epidemia de doenças cardíacas:

“O fato é que essas doenças acontecem devido aos fatores de risco, que ainda não estão controlados, a saber: a pressão alta, o diabetes, o colesterol e o tabagismo.”

Segundo Marcelo Sampaio, falta informação. E esta campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre os perigos dessas doenças e sobre a necessidade de se adotar práticas saudáveis no dia a dia, como manter uma alimentação balanceada e realizar entre 30 minutos e 1 hora de atividade física por dia.

Apresentação – Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE