Rádio Câmara

Com a Palavra

Cerrado já perdeu metade de sua vegetação e 132 espécies estão ameaças de extinção

11/09/2014 - 11h32

  • Cerrado já perdeu metade de sua vegetação e 132 espécies estão ameaças de extinção

Reprodução Tv Câmara
VT CERRADO

Nesta quinta-feira, 11 de setembro, o país comemora o Dia Nacional do Cerrado. O bioma ocupa cerca de um quarto do território nacional e está presente em quase 25% dos municípios brasileiros e no Distrito Federal.

Berço de grandes bacias hidrográficas, que abastecem milhões de pessoas no Brasil, o cerrado é, ainda, o segundo maior bioma brasileiro e a savana mais rica em biodiversidade do planeta. Estudos apontam que, nessa região, existam 15 mil espécies de plantas, além de uma fauna riquíssima, com aproximadamente 300 mil espécies de animais.

Porém, apesar de acumular tanta riqueza ambiental, o cerrado brasileiro já perdeu metade de sua cobertura vegetal e 132 espécies estão ameaças de extinção.

Para discutir o assunto, o Com a Palavra entrevistou Donald Sawyer, sociólogo e pesquisador do Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN), que integra a Rede Cerrado.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE