Rádio Câmara

Com a Palavra

Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios, aponta OMS

10/09/2014 - 10h42

  • Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios, aponta OMS

CVV
Cartilha Falando Abertamente sobre o Suicídio - CVV

A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Ao final de um ano, esse número ultrapassa oitocentas mil pessoas. Esses dados fazem parte do novo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo o documento, o Brasil é o oitavo país com mais suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes. O relatório aponta, também, que as taxas são maiores entre os idosos, mas, em alguns países, o suicídio é mais comum entre os jovens.

Com objetivo de chamar a atenção dos governantes e da sociedade para o problema, a OMS instituiu o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado hoje, 10 de setembro.

Para discutir o tema, o Com a Palavra conversou com Carlos Correia, voluntário e coordenador de divulgação nacional do Centro de Valorização da Vida (CVV), que promove, nesta sexta-feira (12), em Brasília, o IV Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio.

Segundo ele, falar abertamente sobre o assunto, abrindo espaços de discussão e divulgação de informações sobre o tema, pode evitar a ocorrência de novos casos. Isso porque, segundo Correia, as pessoas com inclinação ao suicídio geralmente apresentam sinais que podem ser identificados pelos parentes e amigos, que poderão intervir de algum modo na situação. Entre esses sinais, Carlos Correia aponta a depressão e o consumo de álcool associado a drogas.

Na entrevista, Carlos Correia também apresenta informações sobre o trabalho realizado pelo Centro de Valorização da Vida e as ações desenvolvidas para prevenir o suicídio, como a cartilha "Falando Abertamente sobre o Suicídio". Para saber mais, acesse: www.cvv.org.br

Apresentação – Elisabel Ferriche e Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.