Rádio Câmara

Com a Palavra

Ação humana é responsável por 99% das queimadas no Brasil, diz especialista

18/08/2014 - 11h16

  • Ação humana é responsável por 99% das queimadas no Brasil, diz especialista

Divulgação/Agência Brasil
Meio Ambiente - Queimada e desmatamento - Queimadas - Incêndio em Brasília

A temporada de seca no Centro-Oeste do país é o combustível para as queimadas, que castigam as vegetações e potencializam os problemas de saúde da população, que sofre como problemas respiratórios devido à fuligem.

Em Brasília, o mês de agosto é sinônimo de clima desértico e de queimadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, na capital federal, o número de casos em áreas rurais e em parques aumentou em relação a 2013. Em junho deste ano, o aumento foi de 77,8%, se comparado ao ano passado.

Mas são as emissões de gás carbono, decorrentes das queimadas, que vêm preocupando ambientalistas e pesquisadores do fenômeno, como o professor Eraldo Aparecido Matricardi, do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília. Em entrevista ao Com a Palavra, o especialista afirma que, embora o clima seco e a má distribuição das chuvas aumentem a probabilidade de incêndios naturais nos parques e unidades de conservação, a ação humana ainda é responsável por 99% das queimadas no País.

Apresentação - Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE