Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: escassez de água está relacionada a gerenciamento inadequado dos recursos

11/08/2014 - 11h34

  • Salão Verde: escassez de água está relacionada a gerenciamento inadequado dos recursos

Arte/SECOM
Brasil debaixo dagua - Chuva
A água no Planeta nunca se esgotará, avalia especialista.

A falta de água potável no mundo é um dos maiores problemas da atualidade. De toda a água existente na Terra, cerca de 97,5% é salgada e apenas 2,5% é de água doce, própria para consumo das pessoas. Desse percentual, somente 0,3% estão disponíveis em rios e lagos. E é, exatamente, dessa pequena quantidade, que a população mundial depende para sobreviver.

Especialistas consideram que a escassez de água está relacionada ao gerenciamento inadequado dos recursos hídricos.

Para explicar melhor o assunto e apresentar a situação atual da gestão dos recursos hídricos no Brasil e no mundo, além das alternativas que se tem, o Com a Palavra entrevistou o professor Luís Antonio Bittar Venturi, do Departamento de Geografia da USP (Universidade de São Paulo).

Segundo Luís Antonio, a quantidade de água existente no planeta é superior à capacidade humana de utilizá-la e, devido ao ciclo hidrológico, ela nunca se esgotará. A falta de planejamento, no entanto, faz com que a água não chegue a toda a população. O professor cita o exemplo de São Paulo, que sofre atualmente com a escassez, e aponta soluções para o problema.

Apresentação: Ana Raquel Macedo e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE