Rádio Câmara

Com a Palavra

Presidente da China inicia pelo Brasil sua segunda viagem à América Latina

15/07/2014 - 10h03

  • Presidente da China inicia pelo Brasil sua segunda viagem à América Latina

Sandra Inácio
Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e o presidente da China, Xin Jinping.
Henrique Eduardo Alves (E) e outros deputados foram recebidos por Xi Jinping, em Pequim, no mês de abril.

O presidente da China, Xi Jinping, iniciou pelo Brasil a sua segunda viagem à América Latina para estreitar suas relações diplomáticas e comerciais com o continente.

Em junho do ano passado, o chefe de estado chinês visitou México, Costa Rica e Trinidad e Tobago. Agora, entre os dias 13 e 23 de julho, além do Brasil, o governante vai fazer escala na Argentina, Venezuela e Cuba.

Entre os compromissos agendados em solo brasileiro está a participação na VI Cúpula do Brics, que começa nesta terça-feira, em Fortaleza. O Brics é o grupo de países em desenvolvimento formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O Brasil e a China mantêm relações diplomáticas desde 1974. Uma parceria que se consolidou e fez do gigante chinês o maior parceiro comercial do governo brasileiro. Só no ano passado, o comércio entre os dois países atingiu 90 bilhões de dólares.

Para discutir as expectativas da visita do presidente chinês para a economia brasileira, o Com a Palavra entrevistou o economista da Confederação Nacional da Indústria e especialista em comércio com a China Fabrizio Panzini.

Apresentação: Lincon Macário e Elizabel Ferriche.

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE