Rádio Câmara

Com a Palavra

Sete em cada dez brasileiros assumem gastos extras com a Copa, revela pesquisa

03/07/2014 - 09h07

  • Sete em cada dez brasileiros assumem gastos extras com a Copa, revela pesquisa

Chico Batata/Agecom Amazonas/Portal da Copa
Esporte - Copa 2014 - população de Manaus se prepara para receber turistas na Copa
De acordo com o levantamento, 72% dos entrevistados têm a intenção de gastar mais.

Sete em cada dez brasileiros assumem gastos extras em função da Copa do Mundo. É o que mostra pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), durante a primeira semana do mundial, com 2.558 consumidores residentes nas 12 cidades-sede.

De acordo com o levantamento, 72% dos entrevistados têm a intenção de gastar mais, principalmente com alimentação e bebidas. Mas os brasileiros também vão tirar dinheiro do bolso para investir em bolões, jogos e apostas ao longo da Copa.

A pesquisa revela, também, que a maioria dos entrevistados não fez qualquer tipo de planejamento para os gastos extras com o mundial. Somente 27% dos brasileiros afirmaram ter feito uma reserva para cobrir essas despesas.

Em entrevista ao Com a Palavra, a economista Marcela Kawauti, do SPC Brasil, dá mais detalhes sobre a pesquisa. Segundo ela, embora os gastos e o consumo no Brasil tenham aumentado durante a Copa, alguns setores como o automobilístico e o de vestuário apresentaram queda nas vendas. Além disso, os preços em bares e restaurantes teriam ficado mais salgados, o que teria atingido 80% dos brasileiros.

Baixe o material completo da pesquisa

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE