Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: deputado destaca importância da inclusão da água como direito social

09/06/2014 - 11h16

  • Salão Verde: deputado destaca importância da inclusão da água como direito social

Há 14 anos, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu oito objetivos de desenvolvimento para o milênio.

Entre as metas definidas pela ONU, está a redução pela metade da população mundial que não tem acesso sustentável à água potável segura e a saneamento básico. Meta que deve ser cumprida até 2015.

Apesar dos esforços dos países para chegar a esse resultado dentro do prazo, que encerra no próximo ano, mais de 800 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável segura.

O Brasil possui cerca de 12% de toda a quantidade de água doce do mundo distribuída em rios. Ainda assim, milhões de brasileiros sofrem com a escassez de água.

Sintonizada com o problema, a Câmara criou uma comissão especial para analisar a proposta de emenda à Constituição que inclui a água entre os direitos sociais previstos na Constituição.

O autor da proposta, deputado Raimundo Gomes de Matos, do PSDB do Ceará, defende a transposição das águas do São Francisco para amenizar os efeitos da seca na região do semiárido nordestino e explica a importância da PEC na garantia do abastecimento de água em todo o Brasil.

Apresentação: Lincoln Macário e Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.