Rádio Câmara

Com a Palavra

Semana do Meio Ambiente: deputado alerta para os cuidados com o bioma do mar

06/06/2014 - 10h00

  • Semana do Meio Ambiente: deputado alerta para os cuidados com o bioma do mar

Esta semana o planeta voltou os olhos para as questões ambientais. Há 42 anos, a Assembleia Geral das Nações Unidas criou o Dia Mundial do Meio Ambiente que passou a ser comemorado todos os anos, no dia 5 de junho.

O objetivo inicial da ONU era despertar a atenção da população mundial e dos governos para a necessidade de cuidar do meio ambiente e também para a importância de proteger e preservar esse grande patrimônio universal: a natureza.

No Brasil, órgãos estaduais, municipais, federais, representantes da sociedade civil organizada e iniciativa privada promoveram uma semana intensa de atividades para comemorar a data, inclusive a Câmara dos Deputados, que dedicou a semana a atividades relacionadas ao tema.

Arquivo/ Alexandra Martins
Arnaldo Jordy

Confira entrevista com o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Arnaldo Jordy, do PPS do Pará.

O deputado lembra de um tema, que tem gerado ainda pouca preocupação: o cuidado com o bioma do mar. Ele informa que, nesta semana, foi lançada uma cartilha sobre o assunto, que será distribuída em todo o País.  Segundo o parlamentar, é necessário dar mais importância à produção pesqueira e marinha, que está muito aquém do ideal. Ele cita que, na China,  maior produtor de pescado no mundo, produz-se 60 milhões de toneladas ao ano; enquanto, no Brasil, o segundo no ranking, a produção de pescado é de  1,2 milhão de tonelada. 

Apresentação: Lincon Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.