Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado comemora aumento do uso do biodiesel e lembra benefícios para a economia

30/05/2014 - 10h04

  • Deputado comemora aumento do uso do biodiesel e lembra benefícios para a economia

A partir do dia primeiro de junho, o Brasil vai elevar de 5% para 6% a mistura de biodiesel no diesel vendido nos postos de combustíveis.

A Presidente Dilma Rousseff assinou, nesta quarta-feira, Medida Provisória determinando dois aumentos: um que começa a vigorar dentro de um mês e um novo reajuste a partir 1º de novembro deste ano, quando o percentual vai chegar a 7%.

Ricardo Stuckert
Energia - Renováveis - Laboratório de Biodiesel
Laboratório de biodiesel

A decisão do governo foi comemorada pela União Brasileira do Biodiesel e do Bioquerosene (Ubrabio), que considerou a medida uma conquista para sociedade e para o setor, que atualmente trabalha com uma capacidade ociosa de até 60%.

Reprodução/TV Câmara
Dep. Jerônimo Goergen (PP-RS)

A medida também foi bem recebida pela Frente Parlamentar do Biodiesel. Confira entrevista com o coordenador do colegiado, deputado Jerônimo Goergen, do PP gaúcho.

O deputado comemora o aumento da mistura e lembra que o uso do biodiesel é importante por vários motivos, como a geração de empregos, a diminuição da importação de diesel e a redução dos impactos nas contas da Petrobras. Jerônimo Goergen diz que esses avanços são frutos de um trabalho de três anos da Frente Parlamentar. Ele lamenta, no entanto, que o governo ainda não editou um marco regulatório para o setor - o que ainda vai depender de negociações.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.