Rádio Câmara

Com a Palavra

Câmara debate hoje plano de preservação de Brasília; deputada teme flexibilização do tombamento

27/05/2014 - 10h21

  • Câmara debate hoje plano de preservação de Brasília; deputada teme flexibilização do tombamento

A Comissão de Desenvolvimento Urbano debate, nesta terça, o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico (PPCUB), projeto de lei que vai definir as regras para ocupação das áreas tombadas no Distrito Federal.

Essa área compreende o Plano Piloto, Candangolândia, Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal e é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, graças ao seu plano arquitetônico e urbanístico.

A proposta está sendo analisa pela Câmara Legislativa do DF e tem sido alvo de críticas de arquitetos e urbanistas ligados à preservação de Brasília. Os especialistas reclamam da falta de transparência, da forma como o processo tem sido conduzido e da ausência de clareza sobre as reais mudanças na área tombada na capital.

Erika Kokay, do PT do Distrito Federal, é autora do requerimento para a realização do debate. Para a deputada, é preciso consolidar as normas de uso e edificação existentes, mas ela teme que a proposta em debate flexibilize o tombamento de Brasília e favoreça a especulação imobiliária.

O debate será realizado às 14h30, no plenário 14.

Apresentação: Lincon Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.