Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: diretor do SOS Mata Atlântica denuncia agressão aos parques nacionais

26/05/2014 - 08h50

  • Salão Verde: diretor do SOS Mata Atlântica denuncia agressão aos parques nacionais

Ambientalistas e as organizações da sociedade civil ligadas ao turismo sustentável chamam a atenção do país para a desvalorização dos parques nacionais.

O alerta foi feito em um manifesto em defesa das unidades de conservação brasileiras divulgado, no início do mês, na 8ª Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável, em Bonito, no Mato Grosso.

divulgação
Meio Ambiente - Parques e Florestas - Parque Nacional Chapada das Mesas
Parque Nacional Chapada das Mesas

O documento mostra que, nas últimas três décadas, os parques nacionais e outras unidades de conservação tiveram suas fronteiras reduzidas ou seus “status” alterados. Com isso, mais de cinco milhões de hectares de matas nativas, que antes eram preservadas, perderam a proteção. Essa região equivale ao território do Rio Grande do Norte e é maior ao tamanho da Costa Rica.

Quem fala do manifesto e de como está a situação dos setenta parques nacionais é o diretor de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani. A ong foi uma das entidades que assinou o documeto em favor das unidades de conservação do país.

Ricardo Stuckert
Turismo - Brasil - Paraná - Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu - Paraná

 

Apresentação: Lincoln Macário e Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.