Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Rádio Câmara completa 15 anos

02/05/2014 - 18h00

  • Rádio Câmara completa 15 anos

 VINHETA/ABERTURA....
Rádio Câmara completa 15 anos...
...e busca integração do Parlamento com a sociedade
Na Voz do Brasil de hoje você vai conhecer um pouco desta história
SOBE VINHETA/ABERTURA....
Boa noite, eu sou Paulo Gonçalves.
Eu sou José Carlos Andrade, e começa agora o Jornal Câmara dos Deputados.
LOC - A Rádio Câmara completou 15 anos. Há uma década e meia, a rádio da cidadania oferece jornalismo, campanhas de utilidade pública, cultura e música de qualidade por meio de frequência modulada, internet e de duas mil rádios parceiras de todo o país.
Jornalistas, editores, produtores, operadores e programadores musicais, realizam, todos os dias, o trabalho de levar a informação, com credibilidade, sobre o parlamento.
VINHETA/PASSAGEM...
O dia 20 de janeiro de 1999 marca o início da transmissão do sinal da Rádio Câmara.
A intenção prioritária era transmitir ao vivo as sessões de plenário da Casa.
Mas a emissora não ficou apenas nessas transmissões do plenário. O jornalista Mauro Checherini, da Rádio Câmara, traz os detalhes sobre como a programação da emissora foi sendo construída.
Mauro Checcerini: Com o tempo, a Rádio Câmara agregou jornalismo, programas culturais, programas sobre cidadania, campanhas de utilidade pública e radionovelas educativas. mesmo após 15 anos, o objetivo principal da Rádio Câmara continua o mesmo: aproximar o cidadão do Parlamento. O diferencial da Rádio Câmara é ir além da cobertura da mídia comercial, que - muitas vezes - se concentra só no que ocorre no plenário Ulisses Guimarães. A Câmara tem 21 comissões permanentes, 513 deputados federais e uma infinidade de temas discutidos diariamente. Este é o alvo da cobertura da Câmara, aliada com o imediatismo do rádio, como explica o jornalista Jairo Ribeiro.
Jairo Ribeiro: O Cidadão tem acesso às informações do que acontece no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, através do rádio. Essa capacidade de o rádio chegar em qualquer lugar, permite que o cidadão alcance as informações do que se passa dentro de uma casa em que se faz leis.
VINHETA/PASSAGEM...
Como o trabalho dos veículos de comunicação da Câmara é integrado, as reportagens da rádio vão direto para o site da Agência Câmara. Acompanhado de perto pelos editores dos principais jornais e agências do país.
O editor Aprígio Nogueira destaca os três critérios principais do jornalismo da Rádio Câmara.
Aprígio Nogueira: Primeiro é o rigor na informação. Somos uma fonte primária de notícias e temos de ser bastante rigorosos porque um erro pode tomar uma dimensão muito grande. O segundo é a pluralidade. Ou seja: a gente procura sempre ouvir todos os lados envolvidos em tudo que a gente faz aqui - não só entre os deputados, os que são contra, os que são a favor, como também com quem vai ser afetado por um projeto que está sendo apreciado na Casa: categorias profissionais ou outro tipo de pessoa ou qualquer um que possa ser afetado por um projeto que venha a ser aprovado aqui. E o terceiro critério é a neutralidade. Ou seja: a gente não emite opinião. A opinião quem tem é o ouvinte. Ele escuta nossas matérias, nossos programas jornalísticos. Ele escuta os deputados contra e a favor de determinados projetos, audiências públicas de que estamos tratando, enfim, e ele tira as suas próprias conclusões.
VINHETA/PASSAGEM...
Ao longo de sua história, a Rádio Câmara vem colecionando prêmios e certificações.
As reportagens especiais da emissora, por exemplo, receberam uma dezena de prêmios. Entre elas, está a série sobre os carroceiros, produzida em 2012 pela repórter Daniele Lessa.
Outros programas premiados são: "Quinze Minutos de Cidadania" e "Fator de Risco". A campanha "Pequenos Cuidados Evitam Grandes Acidentes", uma parceria com a ONG Criança Segura, garantiu à Rádio Câmara a certificação pelo Unicef como Rádio Amiga da Criança.
O jornalista Mauro Cecherini fala de outros reconhecimentos obtidos pela Rádio Câmara.
Mauro Checcerini: Em 2009, a Rádio Câmara ganhou espaço na Europa ao fechar uma parceria com a CSB Rádio, de Portugal. O programa "Conexão Brasil", produzido aqui, foi veiculado na emissora portuguesa, que alcança Lisboa e arredores. A Rádio Câmara também participa do programa de acessibilidade da Câmara dos Deputados, produzindo audiolivros e a leitura da Constituição, e de outras leis. Este material está disponível no Centro de Documentação e Informação da Casa ou no site da Câmara dos Deputados. O endereço é: www.camara.leg.br.
VINHETA/PASSAGEM...
Por meio de duas mil parceiras, a Rádio Câmara chega a todas as regiões do país. Todo o material produzido pela rádio pode ser usado, de graça, por qualquer emissora, podcast ou serviço de alto-falantes dentro ou fora do Brasil.
Diariamente, são colocados no site da Rádio Câmara, para quem quiser ouvir, copiar e reproduzir, notícias, reportagens especiais, programas musicais ou de entrevistas e campanhas socioeducativas. É só acessar, baixar e usar.
Emissoras que não têm acesso à internet também podem receber o conteúdo da Rádio Câmara.
Ana Delmonte, coordenadora deste serviço, explica como é fácil usar o material, pela internet, e se tornar uma rádio parceira.
Ana Delmonte: Para baixar este material, é muito fácil. Basta entrar no site da Rádio, e lá você vai encontrar, no canto esquerdo da página, um link chamado 'use nosso material'. Nesse link, estão todas as informações sobre as regras de uso do material da Rádio Câmara. Lembrando sempre que é gratuito. As regras estão colocadas lá, nesse link. E também está disponível nesse link o formulário. A rádio preenche esse formulário e passa a ser uma parceira da Rádio Câmara. Esse cadastro é importante porque permite o nosso contato com a rádio. Os arquivos estão disponível em MP3. Você tem lá o botãozinho de download. É muito fácil, muito simples, muito acessível a todas as rádios. E aquelas que não têm acesso à internet têm ainda a possibilidade de entrar em contato com o serviço de Rádio Agência, que a gente pode inserir essas rádios no serviço de envio de CDs. A gente faz uma seleção dos principais programas da emissora e envia mensalmente, também sem nenhum custo para essas rádios, para que elas possam oferecer esses programas aos seus ouvintes.
Ana Delmonte destaca ainda que o serviço atinge os grotões, onde as emissoras comerciais nem sempre têm interesse em chegar.
Ana Delmonte: Olha, esse serviço é muito importante porque ele amplia o acesso da população ao que acontece na Câmara. Por meio das rádios parceiras, ouvintes de norte a sul do país, de cidadezinhas pequenas do interior, dos municípios da fronteira. Eles podem ficar por dentro do que está sendo discutido e votado aqui, em Brasília, pelos deputados. E ainda podem desfrutar de uma programação cultural bem diversificada. Isso é muito importante para as rádios, também, porque as rádios trabalham com orçamento muito apertado. Então, elas têm uma dificuldade de produzir conteúdo. Elas não conseguem manter repórteres em Brasília. Então, elas dificilmente teriam como produzir noticiário do que acontece em Brasília. Então, por meio desta parceria, a rádio baixa esse conteúdo jornalístico produzido pela Câmara, baixa as matérias que mostram o que está sendo discutido, as matérias de interesse do cidadão, as matérias sobre os temas que vão mudar a rotina das pessoas. Então, essas radiozinhas do interior têm como levar esse conteúdo para a população, para o seu ouvinte.
Este é o caso da Rádio Aldeia FM, de Brasiléia, cidade de 20 mil habitantes do Acre, na fronteira com a Bolívia, a mais de 3 mil quilômetros da capital federal.
O repórter Mauro Cecherini conversou com a Diretora da Rádio Aldeia FM.
Mauro Checcerini: Diretora da emissora estatal, que tem apenas 15 funcionários, Josiane Pimentel conta que a Rádio Câmara funciona como uma espécie de correspondente da Aldeia FM em Brasília.
Josiane Pimental: Como nós não temos essa condição de estar mais próximos dos acontecimentos, em Brasília, na Câmara, é uma forma de trazer as informações para os nossos ouvintes aqui de Brasiléia, no Acre, essa parceria facilita e a gente pode estar levando essas informações para os nossos ouvintes de uma forma bem completa. Essa parceria é fundamental. A gente espera que possa continuar.
Mauro Checcerini: Josiane Pimentel falou que, graças à Rádio Câmara, o ouvinte da Aldeia FM pode se informar sobre a política nacional, além do noticiário local.
Josiane Pimentel: Essa parceria, ela vem para complementar ainda mais a informação para os nossos ouvintes. São matérias bem mais completas, matérias ricas, que vêm a contribuir de forma significativa aqui na nossa programação.
VINHETA/PASSAGEM...
As rádios parceiras também participam da cobertura que a Rádio Câmara realiza, há mais de uma década, no dia das eleições.
O destaque fica para o alcance das informações através das rádios parceiras que, tanto divulgam as notícias factuais da Rádio Câmara, quanto enviam material para divulgação, sobre o que ocorre em seus municípios.
O editor Aprígio Nogueira destaca a mobilização, que ocorre de dois em dois anos.
Aprígio Nogueira: Nós temos toda a nossa equipe de jornalismo à disposição no dia das eleições. Nós temos cerca de duas mil rádios parceiras cadastradas em nossa rádio agência. E essas rádios entram conosco ao vivo, no dia das eleições, trazendo tudo o que está acontecendo nos lugares mais longínquos do país, com novidades, coisas que a gente não costuma ver, por aí, na boa cobertura que outras emissoras fazem, mas que talvez não tenha essa capilaridade que conseguimos aqui com essas 2 mil rádios parceiras, trazendo informações, curiosidades, enfim, no dia das eleições.
VINHETA/PASSAGEM...
Entre os produtos mais acessados pelas rádios parceiras, estão as campanhas realizadas em parceria com órgãos como: Anvisa, Ministério da Saúde, Ministério do Meio Ambiente, Cfemea e Polícia Federal.
As mais recentes abordam temas como pedofilia, tráfico de pessoas e bullying.
O site da Rádio Câmara é: www.radio.camara.leg.br.
VINHETA/PASSAGEM...
O programa A Voz do Brasil também é um dos produtos da emissora. Ele existe há mais de 70 anos e é um dos principais canais de comunicação do Parlamento com a população.
Criado em 22 de julho de 1935, durante o governo Getúlio Vargas, a Voz do Brasil é considerado o programa mais antigo, ainda em execução, no país. No ar há quase 80 anos, o programa tem o importante objetivo de levar notícias a todos os brasileiros, especialmente os que moram nos pontos mais distantes do Brasil.
Os primeiros acordes da ópera “O Guarani", de Antônio Carlos Gomes, e a frase: Em Brasília, 19 horas marcava o início, que foi levado ao ar como Programa Nacional.
Em 1938, o programa teve o nome alterado para Hora do Brasil e passou a ter veiculação obrigatória, mas somente com divulgação dos trabalhos do Poder Executivo. Em 1962, o programa finalmente passa a ser chamado A Voz do Brasil, e começa a transmitir os atos do Congresso Nacional.
Mais tarde, o Poder Judiciário passou a ter cinco minutos de espaço na Voz do Brasil; e o Tribunal de Contas da União, ganhou um minuto, que vai ao ar três vezes por semana.
A partir da década de 1960, a Câmara dos Deputados passou a ter o direito de transmitir por 20 minutos o seu noticiário no programa A Voz do Brasil.
A Voz do Brasil procura mostrar de forma dinâmica e objetiva as intervenções dos parlamentares durante as sessões do Plenário. Os mais diversos assuntos de interesse da população, como saúde, educação e economia estão na pauta central do programa.
VINHETA/EFEITO....
A Voz do Brasil foi regulamentada pelo Código Brasileiro de Telecomunicações, que determina a veiculação em todas as emissoras do país, diariamente, das 19 às 20 horas, exceto aos sábados, domingos e feriados.
O editor responsável, jornalista Marcio Achilles Sardi, considera a Voz do Brasil um dos produtos mais importantes da Rádio Câmara.
Marcio Achilles Sardi: Porque através das informações que os deputados repassam a partir da Voz do Brasil' os eleitores têm condição de saber a atuação de seu parlamentar, os projetos apresentados por cada deputado e também as bandeiras que o deputado defende. E também A Voz do Brasil divulga, transmite, as informações institucionais da Câmara dos Deputados. A atuação da Câmara junto à sociedade, junto à sociedade, junto aos outros poderes da República. Então, eu entendo que o cidadão, ao ouvir a 'Voz do Brasil', ele estará acompanhando tanto a atuação de seu parlamentar, quanto a atuação institucional da Câmara dos Deputados.
Marcio Sardi destaca que A Voz do Brasil é, muitas vezes, a única fonte de informação jornalística em lugares remotos do país.
VINHETA/PASSAGEM...
Hoje, a produção da Rádio Câmara está integrada aos demais veículos de comunicação da Câmara dos Deputados.
Rádio, TV, Agência e Jornal contam com o trabalho conjunto de uma equipe de produtores, repórteres e pauteiros.
Um exemplo disso é o jornal "Câmara Hoje", apresentado três vezes por semana, simultaneamente, pela Rádio e pela TV Câmara.
O diretor da Secretaria de Comunicação da Câmara, Sérgio Chacon, diz que a integração economiza custos e padroniza a linguagem dos meios de comunicação da Câmara.
Chacon: Olha, a primeira vantagem é a economia de meios e recursos. Hoje, que o serviço público, a bem da transparência, do melhor uso do dinheiro público, tem que economizar, inclusive em pessoal, você usa as mesmas equipes para produzir a programação de Rádio e de TV. A vantagem é que tem uma economia de custos e também você consegue unificar e padronizar a linguagem. Ou seja: o mesmo que você está dizendo para o telespectador, você está dizendo para o ouvinte de Rádio. Aqui, no Congresso, em geral, os assuntos são complexos. Envolvem a aprovação de leis, direitos, alterações na ordem econômica, nos direitos sociais e transmitir, explicar para o cidadão essas alterações, esses temas que estão sendo discutidos, em geral, já é uma tarefa difícil. Mais difícil ainda é quando você tem de buscar uma linguagem capaz de conciliar as diferenças que existem entre Rádio e TV. A linguagem de rádio é uma e a linguagem de televisão é outra. Nós estamos estudando, pesquisando, nos esforçando para vencer esse desafio que é comunicar adequadamente, que todo mundo entenda, usando uma linguagem comum aos veículos.
VINHETA/EFEITO....
Outro exemplo da integração são as transmissões ao vivo, conjuntas, entre a Rádio e a TV Câmara.
A transmissão das sessões do plenário da Câmara também é feita em conjunto, entre Rádio e TV.
Uma equipe com âncoras, comentaristas e repórteres trabalha para traduzir em miúdos o regimento e as votações.
VINHETA/PASSAGEM...
A ampliação do sinal da emissora é o próximo projeto da Rádio Câmara.
Em breve, a programação da Rádio Câmara poderá ser acompanhada por meio de frequência modulada por ouvintes de outras capitais do país. Ao completar 15 anos, o projeto de expansão começa por Cuiabá, capital de Mato Grosso, ainda no primeiro semestre.
Outras capitais também têm previsão de receber o sinal, por meio de parcerias com emissoras estatais. Os próximos estados a desenvolver a parceria serão Acre, Amapá, Maranhão, Bahia e Pernambuco.
Confira os detalhes na reportagem do jornalista Mauro Cecherini .
Mauro Checcerini: Hora de comemorar os 15 anos é também hora de pensar no futuro. O próximo projeto da Rádio Câmara é a ampliação do sinal, hoje disponível via satélite, pela internet, e em Brasília, em sinal aberto de FM na frequência de 96,9. O objetivo é levar informação, educação e cidadania a cada vez mais brasileiros. Evelin Maciel, responsável pelo projeto de expansão, espera que - no futuro - todo brasileiro possa ouvir a Rádio Câmara do seu carro.
Evelin Maciel: Eu espero que daqui 15 anos a gente esteja em todas as localidades brasileiras, que todo brasileiro possa ouvir a Rádio Câmara, acompanhar o que acontece aqui dentro, no plenário, nas comissões e ter um resumo das nossas notícias, né? Que isso é muito importante. A gente tem hoje um problema enorme para o cidadão, que é não conseguir acompanhar realmente o que acontece na vida política de maneira direta.
Mauro Checcerini: Evelin Maciel ressalta que a Rádio Câmara vai procurar parcerias com assembleias legislativas e câmaras municipais para baratear os custos do projeto.
Evelin Maciel: Apesar de nós termos todo esse desejo de levar a Rádio para o país todo, nós também queremos fazer isso da maneira mais barata, privilegiando parcerias. E, no caso da Rádio, a gente vai estabelecer essas parcerias dividindo hora de programação com o parceiro para poder também ter uma Rádio Câmara local, a rádio Assembleia poder estar em cada município da forma mais barata.
Mauro Checcerini: A expansão da rede da Rádio Câmara deve começar por Cuiabá, já neste primeiro semestre. Em breve, o sinal da emissora em FM também estará disponível em Rio Branco, no Acre; Macapá, no Amapá; São Luís, no Maranhão; Salvador, na Bahia; e Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife. O aumento do alcance do sinal também acontecerá por meio da expansão da Rede Legislativa de TV e Rádio, que integra Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Da Rádio Câmara, de Brasília, Mauro Ceccherini .
Termina aqui o jornal Câmara dos Deputados. Boa noite, um bom final de semana e até segunda-feira!
VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h