Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: especialista cita principais medidas para reduzir presença de agrotóxicos nos alimentos

05/05/2014 - 09h00

  • Salão Verde: especialista cita principais medidas para reduzir presença de agrotóxicos nos alimentos

O principal prato da mesa do brasileiro é o agrotóxico. Mais do que uma frase de efeito, é uma realidade. O Brasil é o país que mais consome veneno em alimentos no mundo. Quem fala sobre o tema é o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, Luiz Cláudio Meirelles.

O especialista explica que os agrotóxicos são tóxicos na origem e, por isso, representam um perigo para a saúde humana mesmo em pequenas quantidades. Por isso, ele diz que é essencial que o governo federal e o estadual trabalhem sempre na avaliação desses produtos, de forma a não permitir que a população fique exposta durante muito tempo.

TV Câmara
Agropecuária - Agrotóxico CH 29/08/11
Uso de agrotóxicos

Sobre a lavagem dos produtos, Luiz Cláudio Meirelles explica que não há como retirar todos os resíduos desses venenos porque grande parte pode deles está inserido na polpa do alimento. Por isso, ele insiste em medidas para o efetivo controle dos alimentos; a redução de substâncias muito perigosas e a utilização de substâncias menos residuais, que degradam mais rapidamente.

Apresentação: Ana Raquel Macedo e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.